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Engenharia Ambiental e Sanitária (Digital) Bacharelado

Digital | Vestibular | Polo Alcântara - RJ

Bacharelado Engenharia Ambiental e Sanitária (Digital)

Digital | Vestibular | Polo Alcântara - RJ

Este curso inclui:

  • Quantidade de competências: 30
  • Quantidade de horas: 3700
  • Duração do curso: 10 semestres
  • Acesso ao Liga Online
  • Banco de Vagas de emprego
Previsão de início das aulas: 03/11/2021

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O que você vai aprender?

"Quanto à Engenharia Ambiental e Sanitária, em 2017, o INEP, já apontava a área de Engenharia Ambiental como a quarta maior demanda por matrículas entre os cursos da área em Engenharia, na modalidade a distância do país. Segundo os dados, 7,9% dos alunos matriculados em cursos de Engenharia na modalidade EaD no país procuraavam a Engenharia Ambiental e Sanitária como a de preferência para sua formação, enquanto apenas 2,6% dos cursos de Engenharia ofertados no mercado EaD possui essa formação. Desta forma, fica claro se tratar de uma lacuna existente no mercado educacional, onde existe a demanda por mais vagas nesta carreira e o número de cursos ofertados ainda era baixo. Por outro lado, as demandas da sociedade por soluções que visem o desenvolvimento de tecnologias e projetos de Engenharia para a resolução de questões relacionadas ao meio ambiente é crescente, em virtude das interações cada vez mais intensas entre o homem e o meio ambiente. Desta forma, é determinante que a sociedade tenha profissionais capazes de elaborar com precisão projetos e soluções que visem um equilíbrio entre o desenvolvimento e à conservação da natureza. Como diferencial, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária permite ao estudante simular situações e entender os conceitos referentes à hidráulica, topografia, física, química, mecânica dos solos, informática, hidrologia, ciência dos materiais e geoporcessamento. Outro diferecial é o ensino das ferramentas de Business Inteligence e R no ciclo básico adicionando um plus à formação de todos os Engenheiros.

Estrela

Ser capaz de identificar a aplicar técnicas matemáticas frente às demandas da sociedade por soluções de Engenharia. Disciplina: Fundamentos da Engenharia (Matemática I)

Estrela

Ser capaz de identificar a aplicar técnicas químicas, no que tange à análises laboratoriais orgânicas e inorgânicas, frente às demandas da sociedade por soluções de Engenharia. Disciplina: Fundamentos da Engenharia (Química)

Estrela

Ser capaz de identificar a aplicar técnicas físicas, no que tange à fenômenos mecânicos e dinâmicos, frente às demandas da sociedade por soluções de Engenharia para a geração de energia. Disciplina: Fundamentos da Engenharia (Física I)

Estrela

Ser capaz de elaborar plantas de projetos de Engenharia, a partir de conceitos de sustentabilidade. Disciplina: Fundamentos da Engenharia (Inteligência Espacial)

Estrela

Ser capaz de elaborar modelos reduzidos em forma de maquetes de projetos de Engenharia, a partir de conceitos de sustentabilidade. Disciplina: Fundamentos da Engenharia (Física II)

Estrela

Ser capaz de identificar as atribuições profissionais de um profissional de Engenharia, nas mais diversas áreas e fazer conexão destas atribuições com as demandas da sociedade. Disciplina: Atribuições profissionais do Engenheiro

Estrela

Ser capaz de utilizar as técnicas de integração matemática na aplicação de projetos de Engenharia. Disciplina: Fundamentos da Engenharia (Matemática II)

Estrela

Ser capaz de utilizar técnicas matemáticas, no que tange aos conhecimentos de métodos numéricos e álgebra linear para desenvolvimento de projetos de Engenharia. Disciplina: Fundamentos da Engenharia (Métodos Numéricos e Álgebra Linear)

Estrela

Ser capaz de identificar a necessidade e desenvolver a aplicação de conceitos na área de fluidos para elaboração de soluções de Engenharia. Disciplina: Fundamentos da Engenharia (Matemática III)

Estrela

Ser capaz de desenvolver e aplicar ferramentas de tomada de decisão em organizações. Disciplina: Estatística Aplicada

Estrela

Ser capaz de desenvolver e aplicar conjuntos de métricas e indicadores para tomadas de decisão em organizações. Disciplina: Algoritmos e estrutura de dados

Estrela

Ser capaz de elaborar um dashboard para Gestão e Tomadas de decisão em organizações. Disciplina: Administração de sistemas de informação

Estrela

Ser capaz de identificar e analisar os principais problemas que ocorrem em bacias hidragráficas urbanas Disciplina: Hidrologia e Climatologia

Estrela

Ser capaz de propôr soluções que envolvem problemas de drenagem urbana. Disciplina: Hidráulica Aplicada e Drenagem Urbana

Estrela

Ser capaz de elaborar propostas de planos de recursos hídricos para execução de programas de desenvolvimento de bacias hidrográficas. Disciplina: Hidrologia Estatística e Gestão de Recursos Hídricos

Estrela

Ser capaz de elaborar um estudo de impacto ambiental em uma determinada bacia hidrográfica. Disciplina: Saneamento I - Impactos

Estrela

Ser capaz de propôr tecnologias para tratamento de efluentes domésticos e industriais. Disciplina: Saneamento II - Tecnologias de Saneamento

Estrela

Ser capaz de dimensionar uma rede coletora de esgotos, bem como uma estação de tratamento de água. Disciplina: Saneamento III - Dimensionamento Hidráulico

Estrela

Ser capaz de elaborar estudos de caracterização ambiental, com base nas tecnologias de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Disciplina: Cartografia e geoprocessamento

Estrela

Ser capaz de planejar e executar levantamentos topográficos e geodésicos. Disciplina: Topografia e georreferenciamento

Estrela

Ser capaz de elaborar um plano de recuperação de área degradada. Disciplina: Recuperação de áreas degradadas

Estrela

Ser capaz de elaborar um plano de tratamento de resíduos sólidos, incluindo a logística que envolve sua coleta. Disciplina: Gerenciamento de resílduos sólidos

Estrela

Ser capaz de modelar a dispersão de poluentes atmosféricos em determinada indústria. Disciplina: Tratamento de emissões atmosféricas

Estrela

Ser capaz de desenvolver um plano de monitoramento ambiental e controle de vetores em determinada região. Disciplina: Monitoramento ambiental

Estrela

Estágio I

Estrela

Ser capaz de desenvolver um plano de gestão de uma unidade de conservação. Disciplina: Manejo de flora e fauna

Estrela

Desenvolver o estudo de licenciamento ambiental para determinado empreendimento. Disciplina: Licenciamento e certificação ambiental

Estrela

Desenvolver estudo de compliance ambiental sobre determinado impacto causado. Disciplina: Legislação e direito ambiental

Estrela

TCC 1

Estrela

Estágio II

Estrela

Ser capaz de elaborar e treinar equipe para desenvolvimento de projeto de Educação Ambiental em ambientes escolares e não escolares. Disciplina: Gestão socioambiental

Estrela

Ser capaz de executar auditoria interna em determinada empresa de acordo com as Normas vigentes. Disciplina: Auditoria e perícia

Estrela

Ser capaz de elaborar um plano de segurança e saúde do trabalhador em determinada organização. Disciplina: Saúde e segurança do trabalhador

Estrela

TCC 2

Estrela

Estágio III

A quem se destina o curso

A estrutura proposta para o curso objetiva a formação de profissionais de Engenharia que tenham forte embasamento nas Ciências Básicas (matemática, química, física e biologia), permitindo fundamentação sólida em Ciências de Engenharia e, mais especificamente, em Ciências de Engenharia Ambiental e Sanitária. O objetivo a ser cumprido com essa forte fundamentação é a criação, geração e desenvolvimento de novas tecnologias e aplicação de tecnologias consolidadas para prevenção e controle da poluição ambiental. Além disso, o Engenheiro Ambiental e Sanitarista estará apto a participar nos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente e na elaboração de estudos de impactos ambientais. A existência de profissionais com essas características é certamente importante na implantação de qualquer modelo de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no ambiente.

O mercado de trabalho

Em dezembro de 2018, o PageGroup divulgou um estudo apontando carreiras na Engenharia que obtiveram crescimento salarial em 2018 e que a projeção indicaria esta linha de tendência mantida em 2019. Dentre o grupo de 11 carreiras nas Engenharias que vigoravam nesta lista a Engenharia Ambiental e Sanitária faz parte. Já em contexto Estadual, a demanda por profissionais com formação específica em áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas, voltada à resolução de problemas ambientais, é crescente, dada a reconhecida capacidade humana de intervir, impactar e conceber ecossistemas. Nesse sentido, é essencial a habilidade de dimensionar com acurácia e capacidade crítica a sua atuação na busca de um equilíbrio entre o conforto à vida humana e à conservação da natureza. Essa demanda vem crescendo a cada dia e projeções apontam que, até 2020, haverá um aumento de 59% nas perspectivas de contratação de profissões relacionadas ao Meio Ambiente. Dentre as nove profissões que terão mais vagas em oito anos, Engenharia Ambiental alcançou a oitava posição. As estimativas são da pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Coordenador(a)

Conheça o Marcelo, seu coordenador

Marcelo Wangler de Avila é mestre em Engenharia de Biossistemas pela UFF e doutorando em Estudos Marítimos pela Marinha do Brasil, atua na Engenharia Consultiva em projetos que envolvem Gestão, Desenvolvimento e Monitoramento há mais de 20 anos. Além disso, é consultor da Agência Nacional de Águas e professor dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.