Pós-Graduação
Geotecnologias e Meio Ambiente


Geotecnologias e Meio Ambiente Pós-Graduação
Online | Polo Engenho Novo - RJ
Pós-Graduação Geotecnologias e Meio Ambiente
Online | Polo Engenho Novo - RJ
- *2 (duas) parcelas por R$ 50,00/cada*
- *Professores. mestres e doutores que atuam no mercado de trabalho garantem o seu aprendizado
- *Combo Educacional incluso (20GB + ligações ilimitadas) - Confira o Regulamento
Este curso inclui:
- Quantidade de competências: 9
- Quantidade de horas: 360
- Duração do curso: 9 meses
- Acesso ao Liga Online
- Previsão de início das aulas: 10/05/2021
O que você vai aprender?
O curso de Especialização em Sistema de Informação Geográfica aplicado ao meio ambiente apresenta teoria e técnicas dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), perpassando pelo mapeamento e coleta de informações, modelagem e análise de dados e geoprocessamento aplicado às problemáticas ambientais. Ao introduzir os conceitos fundamentais de geoprocessamento, o aluno é convidado a navegar por ambientes virtuais e gratuitos, por meio do software QGIS, para produzir mapas georrefenciados, que serão utilizados como ferramenta de tomada de decisão nas mais diversas áreas ambientais, como a gestão de recursos hídricos, o zoneamento e uso do solo, a entre outros.
A quem se destina o curso
Este curso destina-se a profissionais de nível superior das áreas de Engenharia e Tecnologia, como engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de produção, bem como nas áreas de ciências biológicas, da computação, geografia, economia, arquitetura e gestão ambiental e demais profissionais que atuem na área ou que queiram aprofundar seus conhecimentos.
O mercado de trabalho
Com o desenvolvimento e o aprimoramento de sistemas de informação associados ao controle e monitoramento ambiental, cada vez mais se vê necessária a análise dos dados distribuída espacialmente, sendo associadas às regiões que os contém. Sendo assim, Sistemas de Informação Geográficas (SIG) se tornaram uma importante ferramenta aplicada à problemática ambiental no intuito de dar um embasamento para a tomada de decisão. Logo, o mercado foi se adaptando para, além de captar e processar imagens, associá-las às informações ambientais não geográficas, compomdo assim grandes bancos de dados. Dessa forma, a capacitação nos fundamentos básicos no SIG se faz necessária para que a criação de mapas georreferenciados possam ser mais precisos, completos e articulados para embasar as tomadas de decisões de gestores ambientais.


Conheça o Marcelo, seu coordenador
Marcelo Wangler de Avila é mestre em Engenharia de Biossistemas pela UFF e doutorando em Estudos Marítimos pela Marinha do Brasil, atua na Engenharia Consultiva em projetos que envolvem Gestão, Desenvolvimento e Monitoramento há mais de 20 anos. Além disso, é consultor da Agência Nacional de Águas e professor dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.